Qual é o papel do scrum master?

Vou colocar uma texto bem interessante do Blog do Evandro Flores .
=======================================================================

Na maioria dos casos, o gerente de projeto ou líder técnico assume o papel de Scrum Master quando uma organização ou uma equipe passa a utilizar Scrum.
Talvez seja por esse fator que em alguns casos, surge uma confusão sobre o real papel do Scrum Master.
Quando você é um líder técnico e torna-se um Scrum Master é natural que você ainda tente dar soluções técnicas para determinados problemas, ou diga para o time o que deve fazer (ou que é impossível fazer), ou acaba até executando uma tarefa ao invés de ajudar o time a executá-la.
Em outro cenário, se você é um gerente de projeto e torna-se um Scrum Master, naturalmente você irá tender a se comprometer com prazos de entregas, forçar o time a entregar nesse prazo custe o que custar, a dizer quem irá executar determinada tarefa ou em quanto tempo…
A missão do Scrum Master é facilitar o dia-a-dia do Time, removendo tudo aquilo que está atrapalhando o seu progresso.
É garantir que o time siga os valores e práticas do Scrum, protegendo para que ele não se comprometa excessivamente com aquilo que é capaz de executar dentro de um Sprint.
É aprimorar a produtividade do time da melhor maneira possível.
Li um artigo do Mike Cohn no Scrum Alliance muito interessante que falava sobre seis atributos de um bom Scrum Master, vou colocar aqui um resumo, mas vale a pena ler na íntegra.
Um Bom Scrum Master é:
  1. Responsável
  2. O Scrum Master não assume a responsabilidade pelo sucesso do projeto (essa responsabilidade é do Time), em contra partidaele é o responsável na adoção e prática do Scrum pelo Time.
  3. Humilde
  4. Um bom Scrum Master não é cheio de si. Seu sentimento deve ser “Olha o que eu ajudei a fazer” ao invés de “Olha o que eu fiz”.
    Ele está disposto a fazer o que for necessário para que o time alcance seu objetivo.
  5. Colaborativo
  6. O Scrum Master deve ajudar a gerar uma atmosfera colaborativa no time, facilitando o surgimento de debates entre os membros do time.
  7. Comprometido
  8. O Scrum Master deve ter o mesmo comprometimento que o time tem com o objetivo do Sprint, além do compromisso na resolução das barreiras que estão impedindo ou poderão impedir o time de alcançar esse objetivo.
  9. Influente
  10. O Scrum Master precisa exercer influência dentro e fora do time.
    Influenciando o time por exemplo em práticas como Test-Driven Development ou Pair Programming.
    Em geral o Scrum Master deve ter habilidades em “política coorporativa”, isso pode ser um trunfo para o time.
  11. Entendido
  12. O Melhor Scrum Master tem o conhecimento necessário para ajudar o time a buscar seu objetivo.
Não imagine que estou escrevendo isso afirmando que tenho todos esses atributos. Muito pelo contrário, confesso que peco em vários deles.
O Bom é que lendo algo do tipo conseguimos ver aonde estamos errando e aonde podemos melhorar.
Espero que vocês encontrem nesse post o mesmo valor que encontrei ao escrevê-lo.





0 comentários to "Qual é o papel do scrum master?"

Postar um comentário

Sobre este Blog

Aqui comento sobre minhas experiências na área de TI. Metodologia Ágil, programação, Banco de Dados e o que mais passar pela frente...

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
Desenvolvedor de aplicativos,banco de dados e líder de projetos em uma ampla variedade de aplicações. Possui 5 anos de experiência na área de desenvolvimento de projetos de software, atuando como desenvolvedor, analista e líder de equipe. Atualmente, é líder da área de TI ,gerenciando os projetos dessa companhia. Sobre a sua formação acadêmica, é especialista em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Leste Minas Gerais (UNILESTEMG) e técnico em informática pela CTCF. Tem interesse nas áreas de Qualidade de Software (Modelos e Processos), Gestão de Projetos,Desenvolvimento de aplicações.

Rede Social

Seguidores

DevBrasil